LISTA (CURTA E GROSSA) DE COISAS PARA NÃO SE DIZER A UM PACIENTE ONCOLÓGICO, PRINCIPALMENTE SE ESSE PACIENTE FOR EU.

Conhece alguém com câncer (em tratamento ou não)?

Essa lista pode ser muito útil se você quiser REALMENTE ser uma pessoa prestativa e ajudar alguém que esteja passando por esse momento difícil. 

Não deixe de ler e enviar pra seus amigos.




Cada item contém:


IRONIA ..................................... 10mg
STRESS..................................... 1000mg
Excipientes: risotril (😆😆😆😆😆😆😆😆)



Segue:


1.   “Nossa! Nem parece que você está doente. Você parece tão bem”.

     Ter câncer não significa que você esteja um bagaço. Nem sempre quem tem câncer   vai estar careca, magro ou abatido. É possível viver plenamente linda e maravilhosa durante os intervalos dos tratamentos. Então quando alguém lhe disser que tem câncer, diga, apenas, que ele (a) pode contar com você, pois é exatamente isso que ele (a) precisa ouvir. Se fosse pra ouvir sobre aparência, a pessoa iria procurar um Consultor de Imagem e não você.

2.    “Nossa, mas você é tão jovem. Que doença maldita!.”

Meu bem! Primeiramente: o câncer não é INSS para selecionar somente os mais velhos. A verdade é que todos nós estamos sujeitos, sejamos ricos ou pobres, negros ou brancos, homens ou mulheres, evangélicos ou umbandistas. Temos que parar de ‘demonizar’ o câncer, como se ele fosse um atestado de óbito, porque ele não é. Quando a pessoa lhe diz que tem diabetes, você reage diferente. 

3.    “Nossa! Seu cabelo vai cair?”.

Mano do céu! ...
Eu acabei de te falar que estou doente e você vem me perguntar sobre cabelo? Essa eu ouvi tanto que não tenho paciência nem para dissertar sobre. Próxima!

4.    “O cunhado da prima do namorado da minha afilhada morreu disso”.

Atenção especial para este item. NUNCA, absolutamente NEVER, fale para alguém que acabou de receber um diagnóstico de qualquer que seja a doença, que alguém morreu. Quando alguém te conta uma coisa dessa, o mínimo que ele deseja, nesse momento, é um abraço bem apertado e que você o escute. Nem venha com frases clichês porque a gente gosta é de apoio quando está desabafando. Então guarde o seu ‘vai dar tudo certo’ para você. 

Deus me free.

5.    “Você não deveria estar comendo isso. Dá câncer.”

Nunca vi tanto cientista sem diploma. Vai dando uma preguiça. Aparece tanta gente te falando o que você pode comer e o que você não deve. Então não seja essa pessoa. Se você se deparar com um paciente oncológico comendo aquela picanha bem gorda, fique na sua. Com toda certeza o médico dele já passou todas as informações. Não é de sua conta. 

6.    “Você não tem câncer. Isso não lhe pertence. Diga ‘eu estou curada’ em nome de Jesus”

Essa foi a mais ouvida durante meus três anos de carreira oncológica. Aquela tiazinha sua da igreja acha que se você falar que tem câncer você não vai se curar. Então, o que falar para essa pessoa? Muitas vezes tive que respirar e manter a calma e a educação que a minha bendita mãe me deu, e responder: “não sou eu quem digo, é o Pet Scan, a biópsia, os marcadores tumorais...”. Enfim, acreditar que você vai se curar não quer dizer que você tem que dizer que não tem câncer. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Saiba conviver com o seu problema de forma responsável e tenha sempre consciência que cedo ou tarde você vai sair dessa situação, de uma forma ou de outra. O que não pode é viver mentindo pra si mesmo. 


E por fim... essa lista não tem fim. Todos os dias tenho algo a acrescentar aqui. Me diz uma coisa que você não suporta mais ouvir.




Brunna Queiroz de Azevedo










Comentários

  1. Olá Bruna!!! Recebe esse link dessa matéria pelo meu oncologista Cláudio Rocha. Prazer !! Oncológica a três anos, só a primeira que eu me sinto bem quando dizem que estou bem que nem pareço ter câncer. Penso eu que ajuda a sociedade começa a entender que nos oncológicas temos vida e possamos está bem e ter vida normal mesmo com câncer. Agora alguns comentários que não me deixa feliz mas por respeito eu apenas curto é os penosos. Nos pacientes oncológicos não precisamos de pena e sim de força pq sei que tem dias que só Deus para nós ajudar

    ResponderExcluir
  2. Há 5 anos convivo com o câncer, ouço isso tudo o tempo todo, mas sinceramente não me incomodo, as pessoas nem sempre sabem oque dizer, então falam, opinam, sugerem conforme suas próprias convicções e eu respeito. O que me serve eu absorvo e o resto deixo prá lá. Graças a Deus minha auto estima e meu bom humor me sustentam.

    ResponderExcluir
  3. As vezes é muito difícil para quem está de fora mensurar o quê e como dizer. Buscar dar força em uma situação que foge a um significado palpável. De forma alguma é falta de empatia ou de delicadeza , mas de fazer sentido para quem está recebendo assim como você a notícia de câncer. Pois assim como você quer viver, seus familiares e amigos não concebem te perder.

    ResponderExcluir
  4. Muitas coisas eu evitei,por exemplo: Deixei claro para todos que não queria visitas.
    Eu tenho que cuidar de mim e sei que iria ouvir coisas desagradáveis ou melhor estaria me cansando.
    Procurei repousar o máximo.
    Cuidar de mim.
    Conforme os tratamentos avasavam e cada dia uma vitória e uma certeza de uma equipe que é a melhor.
    Tive ajuda de grandes profissionais e dou todos os créditos a eles : Dr. Danilo Fonseca "Oncologista" e Dr. Alan Rodrigues "psiquiatra".
    Sempre fui casca grossa e com uma fé em Deus que é o melhor da minha vida.

    ResponderExcluir
  5. Muitas coisas eu evitei,por exemplo: Deixei claro para todos que não queria visitas.
    Eu tenho que cuidar de mim e sei que iria ouvir coisas desagradáveis ou melhor estaria me cansando.
    Procurei repousar o máximo.
    Cuidar de mim.
    Conforme os tratamentos avasavam e cada dia uma vitória e uma certeza de uma equipe que é a melhor.
    Tive ajuda de grandes profissionais e dou todos os créditos a eles : Dr. Danilo Fonseca "Oncologista" e Dr. Alan Rodrigues "psiquiatra".
    Sempre fui casca grossa e com uma fé em Deus que é o melhor da minha vida.

    ResponderExcluir
  6. Oi Brunna! Ainda bem que te descobri aqui! Nossa, me senti aliviada ao ler sua lista! Exatamente o que penso mas por vezes fico calada! Agora tenho aprendido a ser mais grossinha e jogo a culpa nas quimios! Hahaha
    Eu acrescentaria na sua lista: não , nunca, jamais, pergunte detalhes do tratamento. Ex: qual a % de cura? Quantas quimios vais fazer? Vc vai precisar de transplante? Etc... outra coisa é: quero te visitar! Qnd posso ir? Ei... e eu? Quero ver você? (Geralmente isso acontece com parentes/amigos que mal falavam com você (e está tudo bem porque eu tb não falava) e agora te amam porque acham que você vai morrer! E por fim, percebo que algumas pessoas passaram a me infantilizar! É o fim da picada... acho q por dó! Obrigada por compartilhar seus sentimentos que são os mesmos que os meus. Bjos (ah, descobri a leucemia há 2 meses atrás)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse geitinho,gostei desse comentário, detesto a cara de pena,e muitas das vezes de nojo quando a pessoa esta vomitando...

      Excluir
  7. Oi Bruna! Não poderia deixar de fora a minha experiência nesse assunto, a minha angústia com as pessoas que queriam me ajudar começou na Biópsia.
    Pois é! A batida frase: Não se preocupe, não vai dar nada ou tenha fé, não vai ser CA. (Nem a palavra câncer podia falar).
    EssamEssasarcaram.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas