ME CHAME PELO MEU NOME

Hoje senti uma necessidade enorme de escrever sobre o câncer.
Como tenho propriedade para falar, acho que várias pessoas que estão passando por tratamento ou já passaram, têm o mesmo pensamento que eu com relação a esse assunto.

Sempre vejo as pessoas ao meu redor chamando o câncer de CA. As pessoas têm medo de falar o nome câncer, e fui tentar entender o porquê disso. 

Essas pessoas falam CA porque acham a palavra CÂNCER pesada, feia e tentam “amenizar” com essa abreviação médica que está escrita em todas as minhas prescrições de exames: “CA de Colo Uterino”. 

A palavra câncer é uma palavra composta por letras como qualquer uma outra.  Inclusive é nome de signo. Ninguém, a não ser o médico, abrevia nome de doença. Todo mundo fala que tem diabetes, tuberculose, úlcera ou hepatite. Algumas dessas doenças podem ser mais graves que um câncer em estágio inicial. Ninguém fala que é do signo de "CA".

Falar CA perto de um paciente não é legal! Quem está doente sabe o que tem, e mudar a forma como se fala não vai mudar sua condição ou seu tratamento. Vá por mim, que convivo com a doença há 4 anos, só traz mais medo e insegurança para quem está doente. A pessoa já pensa: “meu Deus, é tão grave o que eu tenho que a pessoa não quer nem falar o nome da doença”. E muitas vezes nem é grave. 

Sempre acreditei que não falar sobre o assunto, ou tentar “amenizar” é muito pior, porque você deixa de viver aquilo que você tem que viver naquele momento. Você fica se enganando e não encara a realidade. Se você tem medo não busca informações. Se não busca informações você entra numa guerra desarmado. E aí, é uma batalha perdida.

Vamos falar sobre câncer! Vamos falar a palavra todinha: CÂNCER! Nunca “aquela doença”, “doença maldita”, “CA”. Vamos tratar o câncer com respeito. Se não consegue falar, se esforce. Tente!

É libertador. 





Comentários

Postagens mais visitadas